Radioterapia estereotática fracionada corpórea ou extracraniana (SBRT)

O termo SBRT provém da sigla em inglês - “Stereotactic Body Radiation Therapy”. Essa técnica utiliza um método de obtenção de imagem em tempo real, isto é, quando do paciente já se encontra posicionado para o tratamento radioterápico (IGRT – “Image Guided Radiation Therapy”), para verificação e eventual correção de posicionamento, que deve estar idêntico ao posicionamento do paciente quando da tomografia de planejamento radioterápico, a qual foi utilizada como base para o cálculo de dose.

A SBRT é associada a um sistema de fixação milimétrico do corpo do paciente, e a prescrição de dose, em geral, é realizada de forma hipofracionada (isto é, em poucas sessões), com altas doses ao dia.
A técnica permite que se ministre altas doses de radiação em um volume-alvo, enquanto poupa, ao máximo, as estruturas sadias adjacentes, na medida em que cria um grande gradiente de dose (queda brusca da dose de radiação) entre o alvo e os tecidos vizinhos.

Algumas patologias em que pode haver indicação de SBRT incluem: neoplasia de pulmão em estágios iniciais com finalidade curativa; metástases linfonodais, pulmonares, hepáticas, ósseas; tumores de fígado e vias biliares.

Inscreva-se em nossa newsletter

E-mail

atendimento@radioterapiaabc.com.br

Rota Waze

Avenida Portugal, 592 Centro - Santo André - SP

E-mail

atendimento@radioterapiaabc.com.br

Contato

(11) 4433-4141