Elétrons
A Radioterapia com elétrons é uma modalidade de tratamento que possui a peculiaridade de penetrar poucos centímetros no tecido vivo, em oposição à radioterapia clássica com fótons. Assim, pode ser utilizada para o tratamento de lesões superficiais, por exemplo de pele ou tecido subcutâneo, sem acarretar em doses apreciáveis em órgãos que se encontrem na profundidade.
É possível escolher, no planejamento realizado pelo médico e físico, quantos centímetros de pele e tecido se deseja tratar, elegendo a melhor energia de elétrons e a curva de isodose para a cobertura de todo o volume-alvo, de modo que se poupe, ao máximo, as estruturas nobres adjacentes. Em suma, os tratamentos realizados com elétrons são essencialmente superficiais até poucos centímetros de profundidade.
Além do tratamento de tumores de pele ou próximos à mesma, a Radioterapia com elétrons pode ser utilizada, assim como a Betaterapia, na prevenção da recidiva do quelóide após sua ressecção cirúrgica. A modalidade de tratamento será definida pelo médico Radio-oncologista.
Orientações Gerais sobre o Tratamento de Radioterapia
Prezado Paciente
Você irá receber aplicações de radioterapia e provavelmente terá muitas dúvidas sobre o tratamento. Por isso preparamos algumas orientações básicas sobre o tratamento e cuidados específicos a serem tomados durante as aplicações e suas possíveis complicações. Porém, não deve substituir as conversas com os profissionais de saúde que o atendem. Lembre-se que nenhuma pergunta é sem importância e que, juntos, podemos contribuir para o sucesso do seu tratamento.
O que é a radioterapia?
A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizante (raio-x, por exemplo), que são um tipo de energia, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são visíveis e durante a aplicação você não sentirá nada. Há várias técnicas de tratamentos e o seu medico radioterapeuta é quem está habilitado para definir qual a melhor opção para o seu caso, em função de vários fatores, como tipo de tumor, localização, tratamentos anteriores e adjuvantes e etc.
Quais os benefícios da radioterapia?
A maioria dos pacientes com câncer são tratados com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou até mesmo curada. Em alguns casos a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença. Dependendo da área a ser tratada, podem ou não surgirem efeitos colaterais comuns a radioterapia. Por isso, durante o tratamento, você terá consultas de revisão com seu médico, em particular, para avaliação e tratamento destes efeitos.
Como é feita a radioterapia?
De acordo com a localização do tumor, o paciente é posicionado, geralmente deitado, com as devidas proteções personalizadas para cada paciente, de modo que a radiação emitida pelo aparelho seja direcionada precisamente ao local a ser tratado.
Quais as etapas do tratamento?
1ª Etapa – Consulta Médica
O primeiro passo é passar por uma consulta de avaliação com um médico radioterapeuta, que irá examina-lo, avaliará seus exames e fará uma série de perguntas para saber tudo que tem ocorrido com você, e ainda solicitar novos exames, caso necessário para definição do tipo, dose e tempo de tratamento.
2ª Etapa – Programação de Tratamento
Para programação e planejamento do tratamento, geralmente utilizamos uma imagem de tomografia específica para este fim (nos casos de tratamentos Conformacional 3D e IMRT), que permitirá ao médico delimitar á área a ser tratada com precisão milimétrica. Isso é feito através de softwares específicos de planejamento de tratamento.
Muitas vezes é necessário fazer algumas marcações de posicionamento na pele que devem ser preservadas durante todo o tratamento.
Em alguns casos o planejamento é realizado em uma sala de simulação, ao invés da imagem de tomografia.
Para garantir a precisão do tratamento, alguns acessórios de posicionamento e imobilização são utilizados, como máscara termoplástica, apoio de pés, apoio de coxa, vac fix, e etc. Estes têm a finalidade de garantir que você permanecerá sempre na mesma posição e que não irá se mover durante a aplicação.
3ª Etapa – Planejamento / Física Médica
Após o médico indicar a área a ser tratada, encaminhará à equipe de física médica, que fará todos os cálculos para assegurar que a dose de radiação aplicada seja igual a prescrita e que o alvo seja atingido com precisão, protegendo ao máximo as células e órgãos saudáveis ao redor do tumor.
A Equipe de física médica também é responsável pelo controle de qualidade dos equipamentos.
4ª Etapa – Aplicações
No primeiro dia de aplicação você deverá se dirigir ao aparelho indicado e seguir as orientações do técnico de radioterapia, que o acompanhará durante todo tratamento. Ele irá posicioná-lo na mesa de tratamento e, durante a aplicação, saíra da sala e o acompanhará da sala de controle através de um monitor de vídeo e áudio, e vocês poderão se comunicar a qualquer momento.
O paciente deve seguir todas as orientações do técnico e permanecer o mais relaxado possível.
Todos os seus acessórios personalizados serão devidamente identificados e guardado na sala de tratamento para serem utilizados durante todo tratamento.
As aplicações são realizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, com duração de 10 minutos em média.
É muito importante que você não falte nenhum dia para não prejudicar o seu tratamento.
Revisão Médica
A partir da décima aplicação, você terá uma consulta de revisão com seu médico, para realizar um exame físico e possíveis efeitos colaterais do tratamento. Uma vez por semana é feito o controle do médico para diminuir os efeitos que possam surgir.
Você também pode solicitar a qualquer momento uma consulta para relatar algum desconforto relacionado ao tratamento.
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais da radiação dependem da área tratada e se está sendo realizado quimioterapia junto à radioterapia.
Os mais comuns são cansaço, reações de pele, e em alguns casos, perda de apetite ou dor aos engolir.
Geralmente aparecem ao final da segunda semana de tratamento e desaparecem poucas semanas após o término das aplicações.
Converse com o técnico de radioterapia que lhe acompanha nas aplicações ou com seu médico sobre o que você está sentindo, para que possam ajudá-lo a minimizar os efeitos colaterais da radiação.
Nossos profissionais estarão sempre prontos para atende-lo, diariamente.
- Allianz
- Amafresp
- Bio Saúde
- Biovida Saúde
- Bradesco Saúde
- Cabesp
- Care Plus
- Cassi
- Cepho
- Cruz Azul Saúde
- Dona Saúde
- Economus
- FSFX – Usiminas
- Fundação Cesp / Vivest
- Gama Saúde
- Garantia Saúde
- Geap Auto Gestão
- Golden Cross
- Grupo Amil
- Grupo Notre Dame –
- GNDI
- Hapvida/Grupo são Jose
- Saúde
- Interclinicas
- Livri Saúde
- Medical Health
- Mediservice
- Medsenior
- New Leader Saúde
- Omint
- Petrobras Distribuidora
- Petrobras Petroleo
- Plena Saúde
- Porto Seguro Saúde
- Postal Saúde
- Prevent Senior
- Proasa
- Santa Casa de Mauá
- Santa Helena Sepaco Saúde
- Sistemas Pl.de Saúde /
- Metropole
- Sompo / Maritima
- SulAmérica Saúde
- Trasmontano
- Unihosp Saúde
Inscreva-se em nossa newsletter
atendimento@radioterapiaabc.com.br
Rota Waze
Avenida Portugal, 592 Centro - Santo André - SP
atendimento@radioterapiaabc.com.br
Contato
(11) 4433-4141